sábado, 3 de janeiro de 2009

Toledo - Uma cidade com história e de histórias

Depois da época do Natal decidi meter os pés ao caminho (foram mais as rodas na estrada...) e ir a Toledo. Esta cidade espanhola, a menos de 80 km de Madrid, foi a capital da Espanha Visigótica. E isto mesmo explica o facto de parecer que nos movemos em ruas há muito construidas, e sobre as quais muitos pés já andaram. É uma cidade relativamente pequena, com uma arquitectura que lembra ainda o medieval, e que tem uma particularidade bastante engraçada: existem dezenas de lojas, as belas "tiendas" espanholas, que vendem espadas e outros adereços de filmes emblemáticos, como o "Senhor dos Anéis" e o "Gladiador".

Éramos 3 para a aventura e saímos de Lisboa a meio da manhã de dia 26. Depois de quase 6 horas de viagem, chegámos a Toledo. A reserva foi feita com antecedência num hotel que servia para dormir e pouco mais. Mas, por 20 euros por noite, não se pode pedir mais, e sempre se gasta pouco em alojamento. Para quem quiser utilizar o mesmo hotel, vejam mais informação aqui. O único conselho que dou é: cheguem a horas ao check-out. Nós chegámos 2 minutos depois e já tínhamos as malas na porta do hotel. Eu não vi quando entrei, mas pela atitude dir-se-ia que tinham fila à porta para entrarem novos hóspedes!

A cidade em si é gira, e não é preciso muito tempo para a ver. Tivemos lá durante um dia e meio, mais ou menos, a passear e vimos quase tudo. Diria que 2 dias chegarão para ver tudo, e com tempo para entrar em várias lojas. Para quem goste de armas, a cidade é um autêntico parque de diversões. Não só existem vários tipos de armas diferentes, como também existem várias alusivas a filmes famosos. Confesso que comprei uma cópia da Anduril, a espada que a personagem Aragorn, do Senhor dos Anéis, utiliza no 3º filme da trilogia.

Em termos de comida, existem vários restaurantes que têm menús mais baratos à hora do almoço. Provem o veado (evitem a piada fácil) e não esperem muito do vinho (é sempre carrascão, a não ser que peçam à carta). À noite existem ainda alguns bares giros, com boa pinta e boas cervejas. Se ficarem no mesmo hotel em que ficámos, peçam indicações ao dono quanto à zona de copos. Ele indicar-vos-á sem demora a zona de copos e casas de alterne! LOL Três gajos em viagem aparentemente é sinónimo de viagens para senhoras da vida e bebidas brancas... Calúnias!

É uma viagem que recomendo, e deixo-vos em seguida algumas fotos que tirei lá. Enjoy. :)

Um bom ano para todos!

Sérgio






3 comentários:

rweq disse...

Já so faltam as fotos das gajas!!!!

Sérgio Viana disse...

Nós gostamos de as manter no anonimato! :)

Pacheco disse...

3 gajos...

Carne de viado...

Espada do não sei quê...

Andasteis a brincar ao senhor dos anais, porventura...?