quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O fim de um sonho...

Foi hoje anunciada a insolvência da Byblos...

Há projectos e projectos... Há alturas na nossa vida profissional em que referenciamos projectos da nossa empresa com gosto e afinco, de quem sabe e gosta do que fala. A Byblos foi um desses casos. Foi um projecto único, reconhecido a nível mundial pela sua inovação, principalmente no que diz respeito ao rastreio dos livros com recurso à tecnologia RFID. Estava inclusivamente a ser utilizada como Case Study para a definição das normas de codificação dos códigos ISBN em tags RFID.

E de repente, fechou...

Não estive envolvido no desenvolvimento do projecto, e segue um abraço de apreço a quem esteve... Mas é algo que abala na mesma. Foi um projecto brutal, e só quem nunca lá foi não ficou com esta ideia. Chegar, procurar nos quiosques electrónicos o livro pretendido, e ir à estante / prateleira indicadas. E a estante robotizada? Brutal... Sem dúvida uma das melhores livrarias onde alguma vez estive.

Resta saber agora quem vai pegar naquela que é uma jóia no mercado livreiro em Portugal. Porque é sem dúvida um desperdício que todo aquele potencial fique como está. 

E viva os posts deprimidos... :(

Cumps,

Sérgio

5 comentários:

Pgal disse...

Deixo aqui o link para uma das noticias: http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/3ed8eb87529f0119c05a61.html

É de facto pena que a inovação neste caso não tenha sido recompensada. Contudo, talvez alguem se preocupe em analizar os "porquês" do falhanço para conseguir recriar um projecto aparentemente com potencial, de uma forma financeiramente viável.

Acho que foi o que falhou.

Francisco Teixeira disse...

Reitero tudo o que alguma vez partilhei convosco sobre a Byblos.

Pacheco disse...

Que será da minha vida sem a Byblos... :p

Sérgio Viana disse...

Uma vida muito menos colorida, certamente... :P

Pacheco disse...

Mas agora a sério...

Que será dos códigos ISBN em tags RFID...? Quem vai cuidar deles...?!