quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Bife Tártaro, Raviolis de Carne e Stolichnaya

O post de hoje não é suposto ter graça. Nem tão pouco dizer coisas parvas, embora isto possa eventualmente acontecer... Mas o objectivo principal é partilhar a experiência gastronómica que tive ontem ao jantar.

O destino foi o "Tapadinha", em Alcântara (www.tapadinha.com). Para quem não conhece, este é um restaurante russo, e a acreditar naqueles documentários da SIC, um dos melhores de Lisboa. Na altura, houve pratos que me chamaram a atenção, nomeadamente o Bife Tártaro e o Frango Kiev, por isso decidi experimentar este novo tipo de comida, que confesso nunca tinha provado.

O restaurante tem um estacionamento logo em frente, por isso foi fácil estacionar. Depois, e para quem lá vá, tem de se tocar a campainha. A porta está fechada, mas está lá gente. Ao entrarmos somos rodeados por uma atmosfera escura, talvez até um pouco sombria, onde imperam o preto e o vermelho, e onde reina a música russa em background. Os empregados são solícitos e dão-nos uma mesa à escolha, trazendo de seguida uma série de entradas:
  • Paté de queijos (que o empregado me disse ser "Queijo com outra coisa" :)
  • Beringelas recheadas
  • Tarte de frango
  • Queijo fresco
As entradas estavam boas, tirando a beringela :P, e seguimos para os pratos principais. Duas pessoas, dois pratos: eu pedi "Bife tártaro de carne de vaca crua temperada" e a minha companhia pediu "Raviolis russos de carne com 4 molhos". Estava tudo bom, embora o bife não seja para todos os gostos (eu não comi todo). Ainda pedi uma "Sopa de Carnes Fumadas", que nunca veio, mas que acabou por ser substituída por um shot de vodka Stolichnaya, trazido pelo solícito empregado, em substituição da sopa. Para a sobremesa, provaram-se "Panquecas russas com natas doces" e "Panquecas de maçã com mel". A minha sobremesa acabou por ter mais um gostinho, porque o empregado trouxe mais um shotzinho! :) No final, um café para rematar.

Fiquei de lá voltar para provar o "Peito de frango Kiev recheado com vegetais", que deve ser bom também. E vou voltar, certamente! O sítio vale a pena, a comida é diferente mas é boa, e o serviço é bom também. Por 2 pessoas, com sobremesas e bebidas, ficou a conta por menos de 50 euros. Um sítio a experimentar!

Boas degustações! :)

7 comentários:

Anónimo disse...

Ora deixa cá ver se percebi bem...
- foste mal servido porque pediram coisas que nunca vieram;
- a comida não tava assim nada de extraordinário pq nem a conseguiste comer toda;
- o ambiente era sombrio;
- musica russa de fundo (o que tb não deve ser mt agradável :D);

Mas como te trouxeram 2 shots de vodka já o consideras um "restaurante a experimentar".... QUEM NÃO TE CONHECER QUE TE COMPRE!! ;D

Sérgio Viana disse...

LOLOLOL

Acaba por ser um ponto de vista válido... Negativista! Mas válido! :P

Respondendo aos comentarios ;)

- Houve um engano, a sopa não veio, mas acabou por ser compensada (shots, shots, shots)
- Em qualquer restaurante estás sujeito a pedir algo que não gostes muito! E só não gostei muito do bife, o resto tava bom!
- Ambiente tipicamente URSS, como se quer num restaurante RUSSO!
- Música russa... cria ambiente num restaurante RUSSO!

Por isso sim, vale a pena experimentar! :D

Anónimo disse...

Acho que não percebeste bem a minha ideia.... eu queria mesmo era saber a morada... shots à borla é raro nesta cidade!!! xD

Sérgio Viana disse...

Tá no site! :)

Morada e ementa! E diz que és amigo do Viana que ele dá-te shotzinhos! Ou não! :D

Anónimo disse...

Vou lá já hoje antes que ele se esqueça de ti!

De qualquer maneira se chegar lá, acho que ele sem lembre se eu disser algo do género:

"olhe, venho da parte do viana! do vianetska! tás a ver? Mãe Rússia, Kalinka, Matroskas, Vodka, Shots! Topas?? A-m-i-go do Vianetska!"

Sérgio Viana disse...

LOLOL Boa Boa!

Mas olha... Filma isso! :)

Sabicho disse...

Pois é... bife tártaro não é para todos... É para Homens com H grande! Homens de barba feita! Carnívoros puros! Como eu... :p

Digo-vos mesmo... já lá fui várias vezes só para comer o Farsh Po Tatarsky... e beber vodka!

Agora, devias lá voltar para experimentar 2 coisas (e não tou a falar de franguinho que isso é para meninos): 1) os vodkas com sabores, que chegam a ser até mais fortes que a bela da Stolichnaya, e 2) os jarros de vodka que eles trazem acompanhados por jarros de sumo de frutos vermelhos (fica bem docinho e escorrega mt bem... o pior é mesmo quando te levantas!)